Mais de 300 profissionais da Educação da rede estadual de ensino participam, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, do 2º Seminário Formadores - Estágio Probatório 2024. O encontro realizado pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) começou nesta segunda (2) e prossegue nesta terça e quarta-feira (3 e 4). Entre os participantes estão 251 professores formadores e 64 técnicos dos Núcleos Regionais de Educação.
Os profissionais integram o programa Formadores em Ação, uma formação continuada ofertada pela Seed-PR que oportuniza a trocas de experiências e aprendizados entre pares. Ou seja, professores lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento. Neste sentido, o principal objetivo do seminário é capacitar os formadores para que ofereçam feedbacks mais eficazes e construtivos aos professores em estágio probatório, aprimorando suas práticas pedagógicas.
“O Paraná é o único estado que oferece um acompanhamento efetivo do professor durante o estágio probatório”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Ele explica que, na rede estadual de ensino, cada novo professor conta com a orientação de um mentor experiente desde o início de sua jornada. “Essa abordagem de formação continuada em serviço permite que o professor se desenvolva constantemente ao longo do processo, recebendo acolhimento e suporte contínuo".
Segundo o secretário, o estágio probatório é um passo fundamental para fortalecer a formação de professores na rede pública estadual. “Ao oferecer uma plataforma para o desenvolvimento de habilidades críticas e aprimoramento das práticas pedagógicas, o seminário reforça o compromisso da Secretaria da Educação com a qualidade do ensino e o suporte contínuo aos profissionais da área”, afirma.
“Com essas iniciativas, mantemos o Paraná na vanguarda da educação, proporcionando a melhor qualidade educacional do país e garantindo um ensino cada vez melhor para nossos estudantes”, afirmou o diretor de Educação da Seed-PR, Anderfabio Oliveira dos Santos.
ESPECIALISTAS– Logo após a abertura, na segunda-feira, foi realizada uma mesa redonda sobre “O papel do formador no contexto do estágio probatório”, com a participação dos especialistas em educação, Fausto Camargo e Sayuri Masukawa, que ofereceram uma visão aprofundada sobre a importância do papel dos formadores na prática pedagógica e no desenvolvimento profissional dos novos professores.
Nesta terça, os participantes se concentrarão em oficinas práticas sobre temas como “Feedback na Formação do Adulto Professor”, “Intencionalidade do Feedback Formativo” e “Ferramentas do Feedback Formativo”.
No último dia, o tema abordado será “Desafios do Feedback Formativo”, além de um alinhamento entre tutores e formadores. A manhã é concluída com a “fala do formador” e debates sobre o uso de rubricas de avaliação para o desenvolvimento dos professores em estágio probatório.
Mín. 17° Máx. 23°