As empresas de transporte que prestam serviços para os Correios, em nível nacional, anunciaram no início da noite desta segunda-feira (31) uma suspensão definitiva dos serviços de transporte de cargas devido à falta de pagamentos dos faturamentos de Janeiro de 2025.
A paralisação, que terá início a partir do dia 1º de abril, foi anunciada após as empresas de transporte não receberem os pagamentos referentes ao mês de janeiro, tornando impossível a continuidade dos serviços de cargas e entregas em âmbito nacional. A situação é agravada pelo descumprimento da data prevista para pagamento, que deveria ser realizada todo dia 16 e 28 de cada mês, conforme previsão contratual.
As empresas alegam que a Lei 14.133/2021, que trata de Licitações e Contratos Administrativos, respalda a decisão de suspender o cumprimento das obrigações assumidas perante os contratos administrativos com os Correios, até que seja feita a normalização dos pagamentos.
A paralisação ocorrerá devido à falta de recursos financeiros, tornando inviável a manutenção das operações, incluindo custos com combustíveis, prestações de veículos, pagamentos de motoristas e manutenção dos veículos.
A lista de empresas participantes inclui Bout Transportes e Serviços, Transportes Sidela Ltda, Caetité Caminhões Ltda, Easy Transportes Ltda, Connect Transportes, entre outras.
As empresas exigem a regularização dos pagamentos referentes ao mês de Janeiro/2025 para que possam dar continuidade na execução dos serviços de transporte.
Confira o informativo de paralisação:
Mín. 20° Máx. 28°