Quinta, 19 de Junho de 2025
16°

Tempo nublado

Marechal Cândido Rondon, PR

Educação Ensino Superior

Inscrições para residência técnica sobre desenvolvimento rural vão até 11 de junho

As vagas são para profissionais com até três anos de formação em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia. As provas s...

05/06/2025 às 06h25
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O Governo do Paraná está com inscrições abertas até 11 de junho para selecionar 56 bolsistas pelo novo programa de Residência Técnica (Restec) em Desenvolvimento Rural Sustentável . As vagas são para profissionais com até três anos de formação em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia. As provas serão aplicadas em 16 de junho, em Curitiba, Guarapuava, Londrina e Umuarama.

A taxa de inscrição é R$ 100 e o pagamento deve ser efetuado via pix.

A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Além do curso de especialização custeado pelo governo, os residentes técnicos recebem uma remuneração mensal no valor de R$ 3.464 por até dois anos, período de duração do programa.

Entre as vagas disponíveis, 25% são reservadas para cotas raciais e sociais, sendo 11 destinadas para afrodescendentes e três para pessoas com deficiência. O edital prevê a isenção da taxa de inscrição para doadores de sangue ou medula óssea, e para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no cadastro nacional de programas sociais. O prazo para solicitar a isenção encerra nesta sexta-feira (6).

No ato da inscrição, os interessados devem escolher uma das unidades do IDR-PR localizadas nos 24 municípios previstos no edital para as atividades práticas, assim como a respectiva área de atuação. Ao todo, são 23 campos de atuação profissional, como agroindústria, bovinocultura, conservação de solos, crédito rural, fruticultura, melhoramento genético, olericultura, ovinocultura, pecuária, turismo rural, entre outras opções.

Segundo o coordenador do programa de Restec em Desenvolvimento Rural Sustentável, professor Rogério Barbosa Macedo, a qualificação proposta no projeto pedagógico consolida um modelo de formação para o desenvolvimento rural integrado. "Essa nova residência técnica é importante para impulsionar o desenvolvimento rural no Paraná com sustentabilidade, aumentando a produtividade em todas as regiões e culturas, com respeito à preservação ambiental e às questões sociais no campo, sem comprometer os recursos naturais", afirmou.

A UENP é responsável pela seleção dos bolsistas e o curso de pós-graduação em nível de especialização, na modalidade de educação a distância. A prova objetiva será constituída por 20 questões relacionadas ao tema desenvolvimento rural sustentável e cinco questões específicas da área de formação dos candidatos. O conteúdo programático está disponível no segundo anexo do edital.

ATIVIDADES PRÁTICAS E TEÓRICAS– Segundo o cronograma do edital, os bolsistas selecionados irão começar as atividades práticas a partir de 1º de julho. Já o início das aulas do Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável está previsto para 4 de agosto. Serão seis horas diárias para o desenvolvimento das atividades práticas, somando 30 horas semanais; e 495 horas para a pós-graduação, incluindo o trabalho de conclusão de curso no formato de artigo técnico científico.

O conteúdo de ensino contempla disciplinas que combinam fundamentos teóricos e práticos, desde políticas públicas para agricultura familiar até tecnologias inovadoras como geotecnologias, bioinsumos e sistemas agroflorestais. O objetivo é capacitar os futuros especialistas com conhecimentos técnicos para fortalecer a produção rural sustentável, desenvolvendo habilidades essenciais em sustentabilidade ambiental, viabilidade econômica e gestão eficiente, com práticas adaptáveis às especificidades territoriais.

REGIONALIZAÇÃO– Curitiba e Londrina somam 24 vagas nesta primeira edição da Restec em Desenvolvimento Rural Sustentável, o que corresponde a 42,8% do total previsto. As outras oportunidades estão distribuídas entre Cianorte, Maringá, Paranavaí e Umuarama, no Noroeste; Guarapuava, Irati e Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul; Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco, no Sudoeste; Cascavel e Toledo, no Oeste; Apucarana e Ivaiporã, no Vale do Ivaí.

Completam a lista os municípios de Campo Mourão, no Centro-Oeste; Cornélio Procópio, no Norte; Paranaguá, no Litoral; Pitanga, na região Central do Paraná; Ponta Grossa, nos Campos Gerais; Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro; São Jose dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba; e União da Vitória, no Sul do Estado.

Serviço:

Programa de Residência Técnica em Desenvolvimento Rural Sustentável

Cronograma

Inscrições: até 11 de junho – Edital AQUI

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: até 6 de junho

Prova de seleção: 16 de junho

Resultado preliminar: 23 de junho

Resultado definitivo: 26 de junho

Início de atividades práticas: 1º de julho

Matrícula no Curso de Especialização: 1º a 15 de julho

Início do Curso de Especialização: 4 de agosto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Marechal Cândido Rondon, PR Atualizado às 06h04 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 24°

Sex 16°C 13°C
Sáb 19°C 11°C
Dom 20°C 14°C
Seg 17°C 7°C
Ter 16°C 3°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias